sábado, abril 29, 2006

E agora em alemám

Embora difícil de acreditar, já podemos desfrutar do Leverelem em alemám.


É no blogue de nome Os übersetzeiros, ide dar-lhe uma vista de olhos porque cousas como estas nom se vem todos os dias.

sexta-feira, abril 28, 2006

O sifom

Como vos adiantávamos na anterior entrada desta página, o sifom vai ter um especial protagonismo nesta história. Assim o conta o Fernando:

"(lembro de ir a uma vinhataria perto a encher o sifom que havia na casa dos meus avós, de menino... um odor especial...

o homem que nos abrira o salom dá um salto ao interior do balcom e "acho que por aqui havia uma caixa...a ver...sim!!! aqui estám!!"

tira uma caixa de debaixo, coloca-a acima, à vista...tira um par de sifons e deixa dentro os outros...

Que bonitos!!, penso que o digemos todos à vez.

O homem ia limpiá-los, soprou-lhes um bocado por cima do pó e digem-lhe que nom, que nom os tocasse, que estám muito bem. Entom, outra foto e outra e outra e já me vejo fazendo fotos como um possuído...

os sifons brilhavam duma maneira especial, com esse vermelho do vidro e o capuz amarelo, outros com o capuz querendo ser dourado... estavam esperando-nos

parecia que dançavam entre eles, e outra foto, e os que estavam na jaula miravam-nos como desde detrás das barandas do Salom de Benito, e outra foto

pugem-me muito nervoso porque enquanto fazia as fotos imaginava a capa, os pormenores do interior, tudo se me ocorria nesse mesmo momento.

Depois de fazer as fotos, apenas por uns segundos, pensamos em pedir-lhes emprestados os sifons para fazer mais fotos com boa luz, mesmo lho digemos.

Quando figemos as fotos estávamos quase na penumbra, apenas entrava luz pola pequena porta do salom, talvez as fotos saíram demasiado escuras...mas ao mesmo tempo, pensando no momento em que tudo acontecera, na luz de verdade...em fim, que se me foi a ideia de levá-los. Polo que lhe digem "nom, nom, nom se preocupe! se ao fim já sabemos onde estám guardados!! se nos fai falta repetir voltamos!!"

E nom fijo falta, foi bonito reviver esse momento quando trabalhava com as fotos, já desenhando tudo...

Os primeiros amigos que viram as fotos pensavam que as tinha iluminado especialmente para que ficaram tam bem ao fazer a portada!!!

nada disso!!!.. iluminou-nas apenas o Sol de Poente, uma tarde mágica na Marinha... que casualidades!!


E com a mesma magia que descreve o Fernando, hoje podemos dizer que estamos tam perto de tocar os discos, já prontos, quentinhos e recém feitos, que a ansiedade nos vence. Estamos certas, desta vez sim estamos certas, de que dentro de pouco tempo vos poderemos mostrar os discos de Marful.

quarta-feira, abril 26, 2006

Nos salons de baile

A aventura começa num salom de baile. Nom podia ser menos tratando-se de Marful, da sua música cheia de reminiscências dessa época em que os salons eram parte fundamental na vida social das vilas.
Mas nesta aventura, muitas mais cousas pressagiavam um autêntico relacionamento entre o espaço e as pessoas que iam recriá-lo para o disco. Pintada na parede da entrada estava esta frase "Baile de rua". La Rua, assim é como se conhece a rua onde morou o Fernando Fuentes na sua vila, embora o nome oficial fosse outro. Apenas acaso?


Nom vos fago esperar mais, aqui vos deixo as palavras do Fernando descrevendo a chegada ao Salom:

"(...) surpreendeu-nos a maneira em que estava pintado, e estávamos falando perto da porta das curiosas cores do papel pintado, as riscas verticais cor-de-rosa e azuis... era umha sensaçom como de conto, estranha e divertida a vez, detida no tempo também...
Dei a volta distraído, olhando ao redor, vim detrás de mim, pendurado, inclinado na parede, um espelho desgastado polo tempo. Reflectia-se uma das lâmpadas do tecto: foto!
Quando vi a foto, dou-me conta de que a parede de enfrente parecia ter muitas mais riscas no reflexo: outra foto!
...nesse momento, lembro um ambiente parecido na minha vila, a muitos kilómeros de ali... -Medina de Rioseca, em Tierra de Campos-, vem-me à memória o meu avô Gabriel, e um sítio parecido que havia debaixo da casa, com sala de baile, bar sem porta na entrada, um balcom muito alto desses de pôr-se nas pontas dos pés -quando és um menino e quase também de maior-...
pergunto instintivamente:"... e neste sítio, que se bebia naquela época? sifom
?"

Basta por hoje. O sifom é o grande protagonista desta aventura que vos estamos contando. Mas pertence a outro capítulo.

Pablo Pascual na primeira orquestra galega de jazz




Disso informan em La Voz de Galicia. Também informam de que será um dos saxofonistas, polo que nom sabemos se mudou de especialidade :-)).

terça-feira, abril 25, 2006

Em exclusiva para o clube de fans


Este Clube de fans é realmente uma associaçom privilegiada. Estamos informadas do processo de gravaçom do disco quase em tempo real, somos capazes de rastejar as actuaçons do grupo alá por onde vaia, recebemos doaçons de fans e membras de Marful... E agora, num gesto de deliciosa generosidade contamos com o luxo de falar com Fernando Fuentes, o autor do desenho do CD.
Dizer generosidade nom se aproxima em nada ao que o Fernando Fuentes nos ofereceu com o seu tempo e a sua energia. Além de generosa, foi uma doaçom cheia de magia. Contou-nos como fora o momento de fazer as fotos para o disco, como se criárom momentos de acaso que se tornárom fundamentais no processo, como uma vez que tivo a ideia trabalhou já "possuído" polo ambiente. Descreveu-no-lo com tanta sensibilidade e pormenor que quase nem é necessária a imaginaçom para que as nossas cabeças se encham das imagens do momento.
Mas nom queremos, nem podemos, estragar as sensaçons que ele descreve. O único que podemos fazer aqui é oferecer-vos, como nos ofereceu a nós, as suas palavras. E as suas imagens, algumas em rigorosa exclusiva como a que acompanha este texto. Estade atentas porque abrimos agora esta secçom dedicada ao desenho do disco porque aqui, ao contrário do que acontecia no Salom de Benito, sim cedemos parelha.

Mais informaçom

Aqui vos deixo a ligaçom à página em que se informa da participaçom de Ugia Pedreira no Ciclo intitulado Culturas possíveis e impossíveis promovido por Universium programa de pensamento da Universidade de Vigo.
Desenvolvera-se no MARCO de Vigo e a mesa redonda em que participa Ugia terá lugar a sexta-feira 5 de Maio.

quinta-feira, abril 20, 2006

Novidades para o concerto de 16 de Junho em Compostela

Nom deixam de chegar-nos notícias a respeito do grande acontecimento, a apresentaçom do disco de Marful no ciclo Sons da diversidade vai ter como convidada (estamos certas que nom vai ser a única) a Mercé de Rande, coréografa galega assentada em Zúrich.
Informam desse acontecimento e do trabalho da artista na página de Arredemo

terça-feira, abril 18, 2006

Mais um pedacinho do concerto

Por se a Havaneira da fim nom fosse suficiente, nom podemos ressistir a tentaçom de deixar-vos aqui também o Leverelem. É uma cançom já muito conhecida e muito querida, uma cançom que foi motivo das camisolas oficiosas do clube, desta vez, numa versom um bocadinho diferente. Que a desfrutedes!



E já sabedes que o vídeo é doaçom generosa da fam nº 12.

Cita para já

Amanhám, quarta-feira 19 de abril, estamos convocadas na Sala Nasa de Santiago de Compostela.
Ali estará Ugia Pedreira na festa republicana que a sala Nasa promove para comemorar o 75 aniversário da República no Ano da Memória.
Nom faltedes!

segunda-feira, abril 17, 2006

Mesa Redonda

Será a próxima segunda-feira, 24 de abril, em Vigo, no Salom de Actos do Hotel NH Palacio de Vigo (rua Garcia Barbom 17-19).

A Comisom Comarcal de Cultura de Vigo organiza uma mesa redonda em que se tratará de responder à pergunta "Qual é o estado de saúde da música na Galiza?". Nesse debate participará Ugia Pedreira, polo que já sabedes, se estades por Vigo ou proximidades, tedes uma cita o 24 de abril.

terça-feira, abril 04, 2006

Um pedacinho do concerto de Ponte Vedra

Para as pessoas que nom puideram estar no concerto de Ponte Vedra, ou aquelas que estiveram mas gostam de rememorar, o clube de fans oferece-vos um pedacinho do concerto. Deixamos-vos a Havaneira da fim, que a desfrutedes.





Puidemos disponher deste vídeo graças a generosidade da fam nº 12. Obrigadas!